27.6.08

Ainda tentando

Ontem recebi um e-mail do waste, serviço de informações do Radiohead. A novidade parecia boa. O Radiohead está lançando um "álbum audiovisual", coletânea de 10 videos gravados em boa qualidade (segundo o waste, a melhor gravação de performance da banda) em alta definição e em alto e bom som. O show faz parte da TV virtual From The Basement, que disponibiliza apresentações exclusivas do Architecture in Helsinki, Eels, The White Stripes, Thom Yorke solo, PJ Harvey, The Shins, José González, entre outros. Até aí tudo ótimo. O projeto é legal e alguns relatos dos músicos mostram um gosto especial pelo esquema televisivo incomum - já que não há platéia, restrições de tempo e set list ou apresentador pentelho.

A parte ruim vem depois. O material está disponível exclusivamente pelo iTunes, mas quem disse que dá pra ver? Não há iTunes store pra brasileiros. Pra não dizer que desisto fácil, procurei em todos os cantos da Internet e terminei achando no site do canal "de verdade" VH1. Minha empolgação voltou e cliquei logo no link, mas qual não foi a minha surpresa quando tive que assistir a uma propaganda imbecil sobre pasta de dentes (pior que as da Colgate, acreditem) e li a mensagem: "Este video não está disponível para o seu país. Tente outro video". Beleza. Àquela altura ainda procurava, achando que encontraria de graça em qualquer lugar. Depois desisti mesmo e fui sacar videos das outras bandas no From The Basement. Mas cada um tava custando quase dois euros. Aí peguei o espírito. Óbvio que o do Radiohead também estaria custando alguma coisa, talvez até mais, algumas libras-olhos-da-cara. Acho que terminei me acostumando com o marketing espertalhão do In Rainbows. Mas aqui não é só o custo, a moeda diferente. É claro que o Radiohead tem um problema com o Brasil. Nas terras de cá, além do boato anual de que eles realmente vem este ano, existem ainda alguns fãs insistentes que caem no blablabla, mas não conseguem nem ver um videozinho realmente bem gravado (no agá da alta definição).

Por isso mesmo prefiro ver todos (e quaisquer) videos com som tosquinho e imagem defasada do YouTube, o querido - e democrático - salvador da pátria. Inclusive as apresentações do From The Basement, como essa aqui:

Nenhum comentário: