28.7.08

Mendonça holandês

Desde que comecei a assistir horário político, sempre senti que as propostas dos prefeituráveis, à época, pefelistas e seus amigos, à época, situacionistas eram calcadas numa imensa coleção de propostas díspares, grandes demais, estranhas demais, puro marketing exagerado. Na verdade, eram tão imensamente grandes que às vezes eu achava melhor que, fosse quem fosse eleito, nunca pusesse algo daquele tamanho em prática, dada a clara impressão de defasagem que me vinha à consciência. Dou um exemplo pra ilustrar.

Mendoncinha apresentou ontem, no Morro da Conceição, um projeto chamado "Nova Norte", proposta de reestruturação da Avenida Norte. O discurso tem umas pérolas do jeito cadoquês - ou caduquês - de ser, não importa se o homem do Recifolia ou o novo protegido de Jarbas são seus concorrentes. Que o Corredor Leste-Oeste é um fiasco tá certo, só quem não quer ver é a Secretaria de Serviços Públicos. Que a Avenida Norte nem fiasco é eu sei desde que me entendo por gente, e não tem quem diga que uma esquina daquelas é sequer bonitinha. Mas unir os dois argumentos pra lançar uma estratégica proposta urbanista megalômana eu acho é engraçado mesmo.

"De acordo com Mendonça, o projeto Nova Norte terá uma padrão internacional e 'coloca fim a um ciclo de 25 anos sem grandes intervenções na Avenida Norte'" (Blog de Jamildo). Bom, ele já tinha chamado o projeto de avenida de "moderno, rápido e eficiente", agora "padrão internacional" é apelação. Pra empurrar padrão internacional na Avenida Norte é bom começar a fazer revitalização social a la nazismo, porque aquele entorno é pura periferia. Mendonça empurra um ineditismo grandioso ao falar que a "proposta tem uma concepção do século XXI e é diferente de tudo o que foi aplicado no Recife". Que, entre outras coisas, o "projeto prevê a construção de cinco estações de transbordo, a criação de linhas inter-bairros, a utilização de ônibus com ar-condicionado". Vamo lá, cria as linhas, cria inter-bairro, cria estação, agora vamo ver essa história de ar-condicionado que só gerou rebordosa no Recife e um péssimo serviço rodoviário. EMTU delícia. É que, explica Mendonça, "não será algo mal-planejado como o Corredor Leste-Oeste, que complicou a vida de taxistas, comerciários, moradores, motoristas e usuários de ônibus". Será a odisséia no espaço em plena Avenida Norte.

Posso ter uma visão um pouquinho rígida do anúncio e esquecer que hoje os discursos (pseudo)esquerdistas (situacionistas, centristas, fortes) às vezes caem na mesma linha ficcional do marketing político. Mas é que, particularmente no Recife, ainda acredito nas diferenças do PT, do PCdoB, e prefiro um projeto de Cde. da Boa Vista problemático ao abuso desses tiques discursivos dos latifundiários históricos. Admito até que é por TOC. Pra fundamentar a forma mais leiga de se adotar posição de eleitor, aliás, só posso ser extremamente pessoal, mas cheio de segurança da minha educação ideológica.

Vale dizer, a propósito, que Cadoca pra mim sempre foi a encarnação do demo político, mais do que Severino Cavalcanti ou qualquer outro sobrenome reacionário, e neste caso acho que devo crédito à minha educação musical mesmo. Mas não confio na vitória dele. Já Mendonça vem com tudo e eu prefiro prenunciar profeticamente: esqueçam a vinda do messias. O que resta agora é a dúvida: será Mendonça o novo Maurício de Nassau?

Nenhum comentário: